O SITICOP-MG

Somos uma Entidade de classe Laboral, cujo interesse maior, e o bem estar do nosso Trabalhador. Somos encarregados de negociar as condições reguladoras entre capital e trabalho.

O Sindicato dos trabalhadores nas indústrias da construção pesada do estado de Minas Gerais, (SITICOP- MG) defende, há 25 anos, os direitos e os interesses dos mais de 100 mil trabalhadores do Estado Mineiro.

Estamos sediados em Belo Horizonte capital das Minas Gerais, temos diversas regionais espalhadas pelo Estado para melhor atender as demandas dos trabalhadores.

O Sindicato atua para promover o desenvolvimento do nosso setor da construção, assim  por suas histórias de lutas, seriedade com a causa, respeito pelos trabalhadores, interesse pela categoria e o social praticado em prol do coletivo.

Fez com que fossemos reconhecidos e respeitados pelas pessoas que transitam no meio sindical.

Desde a sua fundação, em 1991, o Siticop, tem ampliado gradativamente os direitos dos trabalhadores.

Além de defender e a ampliar os direitos constitucionais dos trabalhadores, o Sindicato disponibiliza serviços de assessoria jurídica para causas trabalhistas.

Missão:
Organizar e representar todos os trabalhadores do setor da Construção pesada de Minas Gerais lutando por novas conquistas e garantindo direitos.

Princípios:

  • Consciência de classe e unicidade sindical.

Valores:

  • Comprometimento;
  • Cooperação e espírito de equipe;
  • Credibilidade;
  • Ética;
  • Pro atividade;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Solidariedade e Transparência.
  • Defendemos os direitos da categoria

O siticop possui sede em Belo Horizonte e sub sedes espalhadas pelo Estado de Minas Gerais, lutando pelo interesse dos nossos trabalhadores. Os diretores são responsáveis por fiscalizar e garantir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho. Estimulam a participação dos trabalhadores nas CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e acompanham o processo eleitoral e formação da OLT (Organização por Local de Trabalho), bem como participam das Comissões Municipais de Emprego no Estado.

 

Representatividade

Construção de Estradas de rodagem; Construção de Canais, Aeroportos, portos (construção de instalações portuárias, marinas, eclusas e canais de navegação, enrocamentos, aterro hidráulico, represas e diques, emissários submarinos, instalação de cabos submarinos); Construção, Recuperação, Reforço, Melhoramentos, Ampliação, Manutenção, Conservação e Operação de Estradas, Viadutos, Pontes, Barragens, Hidrelétricas, Termoelétricas, Metrôs, Ferrovias, túneis, Elevados, Passarelas, Gasodutos, Oleodutos, Eclusas, Hidrovias, drenagem, dragagem, Construção de Barragens e represas para geração de energia elétrica e de Estações; Construção de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica; Construção de redes de longa e média distância de telecomunicações (execução de projetos de instalações para estações de telefonia e centrais telefônicas); Construção de redes de abastecimento de água (sistemas para o abastecimento de água tratada, reservatórios de distribuição, estações elevatórias de bombeamento, linhas principais de adução e redes de distribuição de água); Coleta de esgoto (estações de tratamento de esgoto, bombeamento de esgoto, galerias pluviais e construções correlatas); Construções de aterros; Construção de usinas, estações e subestações hidrelétricas, eólicas, nucleares, termoelétricas; Construção de vias urbanas (ruas, praças, calçadas), estacionamento de veículos; Construção de praças de pedágio; Construção de instalações esportivas e recreativas (pistas de competição, quadras esportivas, piscinas olímpicas e outras construções similares; Obras de Terraplenagem em geral; Obras de Pavimentação de asfalto (Pavimento Flexível); Obras de pavimentação de concreto asfáltico (Pavimento Rígido); e Usinas de Dosagem de Concreto Fresco, Artefatos de Cimento; Engenharia Consultiva; Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica; Transportes metroviários; Dutos para telefonia e eletricidade; Montagem de estruturas Metálicas e manutenção industrial; contenção de encostas, captação, adução; obras de tecnologia especial como usinas atômicas, fundações especiais, mineração, perfurações de poços de petróleo e gás; Perfuração e construção de poços de águas, obras de saneamento, aterros sanitários de serviços públicos; Grandes movimentações de terra; Obras viárias; galerias subterrâneas para eletricidade e telecomunicações, torres para energia (alta e baixa tensão); Desmatamentos; Sondagens e Fundações destinadas à construção; sinalização com pintura em rodovias e aeroportos, instalação de placas de sinalização de tráfego e semelhantes, empresas que mediante Concessão atuam na (exploração, conservação, ampliação e demais serviços atribuídos as estradas de rodagem obras de saneamento.

Obras da Construção pesada

Funções de Trabalhadores da Construção Pesada

Soldador ER , Soldador TIG, Soldador – Eletricista de força e controle/montador/ manutenção – Encanador industrial – Instrumentista – Mecânico montador – Pintor – Almoxarife – Apropriador – Carpinteiro de acabamento/esquadria ,Impermeabilizador – Lixador – Maçariqueiro – Mecânico ajustador – Mecânico de equipamento pesado – Montador de estrutura / andaime / forma – Nivelador – Op. de bate estaca – Op. de escavadeira – Op. de guindaste – Op. de moto niveladora – Op. de moto scraper – Op. de retro-escavadeira – Op. de rolo – Op. de trator de esteiras – Op. de pá mecânica – Op. de patrol – Op. de serra circular – Operador de usina – Pedreiro de acabamento/refratário – Soldador Apoio/Ponteador IV – Apontador – Armador – Auxiliar administrativo – Auxiliar laboratório – Auxiliar topógrafo – Caldeireiro – Carpinteiro – Carpinteiro de forma – Eletricista – Encanador/Bombeiro Hidráulico – Gesseiro – Guincheiro – Ladrilheiro – Marteleteiro – Op. de cremalheira – Op. de grua – Operadores em geral – Pastilheiro – Pedreiro – Pintor – Serralheiro -Meio Oficial – Sinaleiro – Ajudantes – Serventes Soldador RX – Eletricista de força e controle/ montador/ manutenção – Encanador industrial – Instrumentista – Mecânico montador – Pintor industrial ,Almoxarife – Apropriador – Carpinteiro de acabamento/esquadria – Impermeabilizador – Lixador – Maçariqueiro – Mecânico ajustador – Mecânico de equipamento pesado – Montador de estrutura / andaime / forma – Nivelador – Op. de bate estaca – Op. de escavadeira – Op. de guindaste – Op. de motoniveladora – Op. de motoscraper – Op. de retro-escavadeira – Op. de rolo – Op. de trator de esteiras – Op. de pá mecânica – Op. de patrol – Op. de serra circular – Operador de usina – Pedreiro de acabamento/refratário – Soldador Apoio/Ponteador – Apontador – Armador – Auxiliar administrativo – Auxiliar laboratório – Auxiliar topógrafo – Caldeireiro – Carpinteiro – Carpinteiro de forma – Eletricista – Encanador/Bombeiro Hidráulico – Gesseiro – Guincheiro – Ladrilheiro – Marteleteiro – Op. de cremalheira – Op. de grua – Operador em geral – Pastilheiro – Pedreiro – Pintor – Meio Oficial – Sinaleiro – Vigia